Subeditora do Jornal Aqui BH, do grupo Diários Associados. Foi uma das primeiras repórteres contratadas pelo Jornal O Tempo, onde chegou a ser Editora do caderno de Cidades. Além do jornalismo impresso, atuou em rádio, assessoria e, eventualmente, em revistas.
Ana Amélia Hamdan Gontijo nasceu em BomDespacho, Minas Gerais, em 10 de junho de 1974. Mudou para a capital mineiraquando concluiu o ensino médio.
Estudou Comunicação Social com ênfaseem jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC/ MG) e se especializouem Imagens e Culturas Midiáticas na Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG).
O primeiro emprego no jornalismo foicomo estagiária de produção na Rádio América, da Rede Catedral de Comunicação.Posteriormente, trabalhou como estagiária na assessoria da Secretaria Municipalde Esportes de Belo Horizonte.
Com o lançamento do Jornal O Tempo, em1996, recebeu um convite para compor a equipe de repórteres do caderno decidades do periódico. Em 2003 se tornou subeditora e, na sequência, foi promovida àeditora do caderno.
Em 2008, se desligou do jornal e passoua trabalhar como Assessora de Imprensa do Serviço Voluntário de AssistênciaSocial (Servas).
No final de 2009, recebeu o convite para assumir o cargo de Subeditora do Jornal Aqui BH, do Grupo Diários Associados,onde permanece desde então.
Dentre as matérias que marcaram acarreira, destacam-se as coberturas anuais das tragédias decorrentes das chuvase uma matéria produzida, quando ainda estava no O Tempo, sobre a primeira geraçãodos órfãos da Aids. Devido à sensibilidade do tema, foi uma cobertura intensa eemocionante para a jornalista.
Paralelamente ao seu trabalho nosjornais, Ana Amélia escrevia textos para vários outros veículos, dentre eles, aRevista Viver Brasil.
Atualizado em 15 de fevereiro de 2012- Portal dos Jornalistas/MG
Fonte: Informações fornecidas pelaprópria jornalista.