Depois de passar pelas redações da Folha de S.Paulo e de Exame, assumiu a direção de Época, onde comandou a mudança no projeto editorial/gráfico da revista e ocupou o cargo de diretor de Redação, que deixou em janeiro de 2015, após 9 anos . Mantém coluna na revista Época e assina desde junho de 2015 nova coluna no portal G1.
Com as mudanças anunciadas para as revistas Época e Época Negócios pela Editora Globo no final de 2014, em 2015, Helio Gurovitz, diretor de Redação saiu, a pedido, após nove anos de empresa, e para o seu lugar sobiu o adjunto João Gabriel de Lima. Em 2015 segue como colunista da revista Época.
Sobre o momento profissional Helio falou ao Jornalistas&Cia. A entrevista foi publicada na Edição 979 e está na ‘Galeria’ deste perfil.
No dia 1º de junho de 2015 Helio Gurovitz estreou como colunista do G1, o portal de notícias da Rede Globo, assina a Para entender melhora o Brasil e o mundo. O primeiro texto versou sobre Edward Snowden é a controversa Patriot Act – ou Lei Patriota, que não foi renovada.
Sobre o que pretende para o novo blog, escreveu no primeiro post: “Procurarei trazer para este blog um olhar sobre o noticiário que não tenha o maior defeito da imprensa brasileira: o provincianismo. Pretendo, antes de tudo, prestar um serviço ao internauta, ao colocá-lo em contato com links, vídeos e textos que reflitam esse olhar, tragam informações exclusivas ou análises originais. Minhas opiniões aqui, quando presentes, serão secundárias. ” Antecipou que “O debate aqui neste blog, portanto, será mais que bem-vindo”. Mas acrescentou “não gosto dos debates pueris, vazios e movidos a ideologia que infestam a internet”.
Neste primeiro post ele falou também, ao G1, sobre ele: reproduzimos o texto na ‘Galeria’ deste Perfil.