Jornalista

Luciana Moherdaui

Especializada em ?Internet and Social Media Strategist? em sua carreira profissional, já atuou como estrategista de redes sociais da Sabesp, além de integrar a equipe de reformulação do portal do governo de São Paulo e de ser editora do site da campanha presidencial de Lula no ano de 2006. Foi editora do site da rádio Transamérica, fez freelancer para as revistas Caras e Veja. Foi repórter da revista Veja nas edições especiais: Brasil, Executivas brasileiras, Jovens e Veja ?Mais Salvado?.

Perfil - pós card inicial

Luciana Moherdaui, graduada em Jornalismo pela UNIBAN, São Paulo, é Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduada em Semiótica pela Pontíficia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Iniciou sua carreira no ano de 1996. Já foi freelancer das revistas Veja e Caras, trabalhou com o escritor e jornalista Fernando Morais e foi repórter da revista Veja nas edições especiais: Brasil, Executivas brasileiras, Jovens e Veja Mais Salvado.

Luciana venceu o 2º Prêmio de Mídia do Estadão, em 1999, em duas categorias: pesquisa e estudante – com o trabalho Diários Paulistanos na Web.

Foi repórter estagiária do A Tarde Online, de abril de 2004 a setembro de 2005, tendo publicado também no jornal impresso. Destaca a cobertura da implantação do programa de cotas raciais nas Universidades baianas e para a cobertura de esportes.

Foi editora do site Rádio Transamérica, Hipernet, de janeiro de 1999 a dezembro de 1999 (1 ano); e do iG - Internet Group do Brazil de janeiro de 2000 a julho de 2002.

Trabalhou na agência Pepper Interativa, atuando na campanha do ex-presidente Lula, em 2006, editando o site campanha presidencial.

Foi estrategista em internet para o Governo de São Paulo por 11 anos.

Desenvolveu função semelhante para a Sabesp. Na companhia foi responsável pela estratégia de redes sociais e consultora de interfaces no projeto de reformulação do site da cia. saneamento paulista.  Ficou lá de junho de 2009 a abril de 2010.

Desde 2011 realiza o mesmo trabalho em Internet and Social Media Strategist para o Senado Federal.

A jornalista é autora do primeiro Guia de estilo para jornalismo digital do Brasil. Na obra foca a produção e a edição de notícias on-line provocam mudanças nas técnicas jornalísticas. Este guia mostra a história do jornalismo digital e os caminhos para novas maneiras de fazer a notícia que ainda não estão em manuais de estilo para jornalistas.

É autora também do blog Contra ciclagem burra e seu projeto de pesquisa atual é: “Paisagens Midiáticas – As Redes Sociais de Imagens e as Linguagens Audiovisuais Emergentes no Campo da Comunicação On-line”.

Escreveu para IstoÉ a matéria No mundo digital, e destacou: “não usa o caderno porque não entende a própria letra”. O texto aborda ‘Uma realidade nas escolas: Eu não sei escrever em letra cursiva. Pouco estimuladas nos colégios e atraídas pelo computador, cada vez mais crianças têm dificuldades na escrita corrida’.

 

 

Atualizado em outubro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://semanadejornal.wordpress.com/2010/11/16/conheca-edson-sardinha-mauricio-hashizume-e-luciana-moherdaui/

http://www.mixcloud.com/lucianamoherdaui/

http://www.contraclicagemburra.com/me/

http://www.terra.com.br/istoe-temp/edicoes/2074/imprime146035.htm

www.sabesp.com.br

http://br.linkedin.com/in/lucianamoherdaui