Jornalista

Marcelo Pereira

Coautor dos livros Os Filhos da Pauta e O Brasil não deu certo?, atuou pela Agência Estado e foi repórter em várias editorias do jornal Correio Popular, de Campinas (SP). É editor-executivo das principais publicações do Grupo RAC

Perfil - pós card inicial

Nascido na cidade de Barretos (SP), em 26 de novembro de 1968, Marcelo Pereira se formou no curso de Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Pucamp/SP), e é máster em Jornalismo para Editores pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), de São Paulo (SP).

Em 1991 integrou a equipe de reportagem da Agência Estado. No ano seguinte, transferiu-se para o jornal Correio Popular, pertencente ao Grupo RAC, de Campinas (SP), onde atuou como repórter nas editorias de Cidades, Economia, Esportes e Política, além de ter acumulado, por três anos, a função de repórter especial.

Promovido a editor em 1999, foi o responsável pela editoria de Cidades durante dois anos. Entre agosto de 2008 e novembro de 2009, manteve o blog Uma Palavra, alocado no portal Rac.com.br.

É editor-executivo do Grupo RAC, no qual possui atribuições nas principais publicações da empresa, como a Agência Anhanguera de Notícias, o jornal Correio Popular, o portal RAC.com e o site do Correio Popular.

Marcelo detém ainda os prêmios Jornalista Cidadão, entregue pela Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), e Free de Criatividade 1992, designado aos novos talentos das universidades. É organizador do livro O Brasil não deu certo? (Pontes, 1992), com Pedro A. V. de Carvalho, e coautor de Os Filhos da Pauta (Edições Independentes, 1997), com Carlos Lemes Pereira, Célia Siqueira Fajallat, Dario Carvalho Júnior, José Pedro Martins e Rogério Versignasse.


Atualizado em maio de 2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Informações cedidas pelo próprio jornalista