Jornalista

Nirlando Beirão

Um lançador de revistas. Esteve nas primeiras redações da Status, Caras, IstoÉ, Senhor, Forbes Brasil e Wish Report. Atua na CartaCapital, na Brasileiros e na Record News.

Perfil - pós card inicial

Nirlando Beirão nasceu em Belo Horizonte (MG), no dia 26 de setembro de 1948. Estudou Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), de Belo Horizonte (MG), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), do Rio de Janeiro (RJ).
 
Iniciou a carreira no Jornal Última Hora, no Rio de Janeiro (RJ), em 1967. Participou do lançamento das revistas Caras (SP), IstoÉ (SP), Senhor (SP), Forbes Brasil (SP) e Wish Report (SP). Foi editor de Política e Geral de Veja (SP), editor de Cultura e correspondente em Nova York (EUA) de IstoÉ (SP), titular da coluna Galeria de O Estado de S.Paulo (SP), editor de Playboy (SP) e correspondente – em São Francisco (EUA) – e titular da coluna Estilo de Carta Capital (SP).
 
Além disso, foi cronista do jornal O Tempo (MG), do Estado de Minas (MG) e do Correio Braziliense (DF), e diretor-adjunto da revista Brasileiros (SP). Editou a revista Status (SP) – primeira revista dirigida ao público masculino do País –, da qual participou do lançamento como diretor do projeto, em 25 de abril de 2011, e em seu retorno ao mercado, em 2011.
 
É colunista do Jornal da Record News, colaborador da Brasileiros e redator-chefe da CartaCapital. Responde, ainda, pelo Blog do Nirlando Beirão no portal R7, lançado em 23 de maio de 2011, e que tornou-se passagem obrigatória para quem gosta se informar sobre o que é destaque no Brasil e no mundo, apresentado por um estilista de texto que se propõe a tirar a linguagem formal dos assuntos relacionados à Política.
 
Na passagem pela política, foi assessor de imprensa do governador do Estado de São Paulo Mário Covas (1930–2001), e escreveu a biografia Sérgio Mota: O trator em ação (Geração Editorial, 1999), com José Prata e Teiji Tomioka.
 
Publicou, também: América: Depoimentos (Companhia das Letras, 1989); Caminho das Borboletas: Meus 405 dias ao lado de Ayrton Sena (Caras, 1994), com Adriane Galisteu; Emmanuel Bassoleil: Uma cozinha sem chef (DBA, 1996), com Josimar Melo, Mauro M. Alves, Saul Galvão, J. A. Dias Lopes e o fotógrafo Sergio Pagano; Claudio Bernardes Arquitetura (DBA, 2000); RIO/SAO: Doze Visões de Duas Cidades Maravilhosas (Formarte, 2003); Corinthians: É Preto no Branco (Ediouro, 2005), com Washington Olivetto; Original: Histórias de Um Bar Comum (DBA, 2007), com o fotógrafo Rômulo FialdiniRodeio Conta os Jardins (Bernard Editorial, 2006), e De Malandro Robert a Vovô Bob: A história de Roberto Macedo sem rodeio (Do Autor, 2013);. Participou com reportagem para o livro Um Sábado no Paraíso do Swing, e Outras Reportagens Sobre Sexo (Panda Books, 2006), organizado por Miguel Icassatti, e deu depoimento para o livro Histórias Secretas: Os bastidores dos 40 anos de Playboy no Brasil (Panda Books, 2016).
 
 
Atualizado em outubro de 2016
 
Fontes: