
Ricardo Capriotti nasceu em Osasco (SP) e se formou em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM). Começou a carreira na rádio Difusora de Osasco (SP), como produtor. Em seguida, trabalhando com repórter, passou pelas rádios Cacique (SP), de Sorocaba, Educadora (SP), de Campinas, e, em 1991, chegou à capital paulista para trabalhar na Gazeta (SP). Após o período de experiência, foi contratado pela rádio Antena1 (SP), para ser locutor da programação musical.
Já na rádio Bandeirantes (SP), em 1993, começou como repórter, mas logo se tornou âncora de programas esportivos, o que lhe rendeu destaque pela forma de trabalhar. Teve passagens pela TV Gazeta (SP), Canal 21 (SP) e TV Bandeirantes (SP), onde foi comentarista do programa do meio-dia, apresentado por
Milton Neves.
Em 2002, trocou a Bandeirantes pela TV Record (SP), para apresentar o programa Cidade Alerta. Nesta emissora, também foi comentarista esportivo e locutor de diversos esportes; apresentou ainda a atração Direitos Humanos e trabalhou na Record News (SP).
Foi eleito presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp), cargo que ocupou até 2010.
Atualmente, na Rede Bandeirantes, apresenta na rádio o programa
Fôlego, ao lado de
Sérgio Patrick. Na TV, é comentarista de programas como
Jogo Aberto e
Terceiro Tempo. No canal Band Sports (SP) é narrador e apresenta os programas
Tour de Bola e
Por Dentro da Bola.