Primeira jornalista mulher a assumir o cargo de Chefe de Redação na capital mineira. Tem passagem em diversos jornais como O Globo, Estado de S.Paulo, Estado de Minas, Hoje em Dia e Jornal da Tarde, além de emissoras de rádio e televisão. Ganhou um Prêmio Esso, em 1984, com a série de reportagens intitulada "República Socialista Soviética do Brasil".
Maria Tereza Pereira Rios, mais conhecida como TetêRios, nasceu em Guaxupé, Minas Gerais, em 11 de novembro de 1954. Aos 19 anos mudou-se para acapital mineira, onde concluiu o ensino médio. Estudou Comunicação Social comênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG). O primeiroemprego no jornalismo foi no Jornal Diário de Minas, onde atuou como repórterda editoria de Gerais.
Em agosto de 1980, Tetê Rios assume a chefia deredação da sucursal do Jornal O Globo em Minas, se tornando a primeira mulher aassumir esse cargo na capital mineira.
A jornalista possui grandes experiências emjornalismo impresso e eletrônico, com passagens pelas principais redações dopaís. Atuou como repórter, chefe de reportagem, chefe de redação, editora,colunista e coordenadora de produção. Entre os veículos, destacam-se: O Globo;O Estado de S. Paulo; Jornal da Tarde (SP); Veja; Isto É; Rádio Eldorado;Estado de Minas; Hoje em Dia; Jornal Estado de Minas, TV Alterosa, Rede Minasde Televisão, dentre outros.
Em 1984, ganhou o prêmio Esso de Jornalismo, com asérie de reportagens intitulada "República Socialista Soviética doBrasil" publicada no Jornal da Tarde. A série denunciava a evasão dedivisas e os desperdícios das estatais.
Entre os destaques como repórter, estão acobertura da campanha das diretas já, pelo Estadão de São Paulo e a visitado Papa a BH, como repórter do jornal O Globo.
Foi repórter da Secretaria de Comunicação doGoverno de Minas Gerais, editora do ?Minas Gerais? e redatora e locutora doNúcleo de Rádio do Governo de Minas; foi também assessora da Secretaria deCultura de Minas, assessora do Serviço Voluntário de Assistência Social(Servas) e secretária de Comunicação da Prefeitura de Contagem.
Em 2006, ajudou a fundar a revista BHmais. Umarevista que fala sobre moda, comportamento e variedades. Lá atuou comorepórter, pauteira, editora, colunista de veículos e revisora.
Durante oito anos dirigiu a Rios ComunicaçãoEmpresarial, atendendo empresas dos mais diversos setores, da indústria da modaà construção civil, dos grandes shoppings às grandes redes de varejo, e tambémpolíticos, artistas plásticos, músicos, estilistas, com atuação em lançamentos,shows, feiras, convenções e seminários, etc.
Atualmente, assina a coluna de variedades ?BHNeon?, no Jornal Web Minas ((www.jornalwebminas.com.br) e, no verão,trabalha em uma pousada no litoral baiano (www.vilarios.com.br).
Atualizado em 01 de fevereiro de 2012- Portal dos Jornalistas/MG
Fonte: Informações fornecidas pelaprópria jornalista.